17 setembro 2014

Espelho de Frutas

|
Logo que fui adicionada na Comunidade Culinária-Receitas, do orkut, um dos primeiros perfis que eu "visitei" foi de uma moça chamada Karla Weiss, uma pessoa linda, e ao "bisbilhotar" o seu álbum me apaixonei por um prato lindo de sobremesa, que ela tinha feito.
Mesmo sem ter nenhum contato com ela, eu deixei um recadinho, pedindo-lhe a receita, o qual fui prontamente atendida, mas,  como estávamos no inverno e a receita era mais apropriada para o verão, guardei a receita, para uma outra ocasião, na qual estivesse fazendo calor.
Passou-se o verão de 2006/2007 e eu nada de fazer a receita, mas, ela continuava guardadinha e até esquecida, posso assim dizer.
Um dia, conheci uma outra participante da Comunidade, a querida e doce SaritaSchmitz Koch de Blumenau, que além da Torta Glória, me passou a receita do Espelho de Frutas, da caríssima Karla, sem saber, que essa receita já tinha sido me dada há um tempo atrás, pela própria Karla.
Bem, aí se tornou um ponto de honra para mim, não poderia deixar terminar mais um ano, eu tinha que experimentá-la e foi no dia, 8/12/07, que fui em busca dos ingredientes e consegui fazer um dos doces mais lindo e colorido que já vi.
Delicioso, também, que primeiro se come com os olhos e depois... degusta-se bem devagar, para sentir o sabor de cada fruta.

Espelho de Frutas


Ingredientes:

Frutas picadas, aproximadamente 1 xicara (chá) de cada tipo:

2 unidades de kiwi,
12 unidades de morangos, picados e deixei escorrer por uma hora, numa peneirinha,
12 unidades de uva itália, cortadas ao meio,
1 unidade de carambola cortadas (comprei 4 unidades, minha sobrinha Maria Fernanda de 3 anos, comeu 2 carambolas, amou as estrelinhas, como ela denominou a carambola - tive que esconder as outras duas, senão ia tudo embora, por uma pessoinha, que é um dos meus xodós)
10 unidades de cereja em calda, partidas em quatro.
1 xícara (chá) de frutas em calda, usei seleta de frutas, poderia ser pêssego

Modo de fazer:

Unte uma fôrma de buraco no meio com óleo e distribua as frutas picadas. Reserve.

Calda de Gelatina
3 pacotes de gelatina em pó sem sabor dissolvidas em 1 xícara (chá) de água, conforme instruções da embalagem 

2 xicaras (chá) de suco de macã (comprei da marca Del Valle)
1 xicara (chá) do caldo do pêssego ou da seleta de frutas.
4 colheres (sopa) rasa de açúcar

Modo de Fazer:
Coloque o suco de maçã, a calda do pêssego ou da seleta de frutas e o açúcar no copo do liquidificador. Aguarde.
Após hidratar a gelatina na água fria, levar ao micro-ondas, por 20 segundos, ou em banho-maria, para derretê-la, em seguida, adicione aos sucos no liquidificador, bata esses líquidos para misturar bem e despeje, delicadamente, sobre as frutas que estão na fôrma.
Leve para gelar, (deixei de um dia para outro).
Desenforme depois que endurecer, esquente o fundo da fôrma, diretamente na chama do fogão, passe uma faquinha com todo o cuidado em volta da gelatina e vire num prato próprio para servir.
Decore à sua preferência,  eu usei chantilly industrializado e cerejas em calda.

Espelho de Frutas, delícia gelada, com frutas refrescantes da Lourdes Maria.


Espelho de Frutas, delícia gelada, com frutas refrescantes da Lourdes Maria.


Seja feliz!


Nenhum comentário: