14 julho 2014

Nhoque Doce

|

Receita postada pela amiga ♥ Kellen ♥ do ♥ Angelo ♥  a qual fez e levou no 1º  Encontro Nacional da Comunidade Culinária-Receitas, do Orkut, realizado em SP, no dia 25/112/2006. 


Eu e minha sobrinha Maria Fernanda, fizemos essa receita em 19/9/2009, quando a pequena estava com 4 anos, e sempre que algum sobrinho/a está em casa comigo, tenho que fazer alguma receita, na qual eles possam me “ajudar”.

Vi minha lista de receitas a fazer (estava enormeeee...) e lembrei-me de uma guloseima levada pela amiga ♥ Kellen ♥, no 1º Encontro Nacional da Comunidade Culinária-Receitas, do Orkut, realizado em SP, no dia 25/11/2006.
Perfil da Kellen: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17245215429613585134

A receita foi postada pela ♥ Kellen ♥ no link:  

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=72472&tid=2500670272019773492
Com a receita nas mãos, lá fomos nós, eu e a Maria Fernanda botar a mão na massa:

Noque Doce

Ingredientes
                  
1 kg de farinha de trigo
1 copo de açucar (copo tipo requeijão - 250 ml)
3 colheres (sopa) de manteiga/margarina
2 colheres (sopa) rasa de fermento em pó
4 ovos
1 copo (250 ml) de leite
10 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Misture tudo numa vasilha, e amasse até formar uma massa homogênea que desgrude das mãos (se precisar coloque um pouco mais de farinha).
Corte ou modele com as mãos no formato de nhoque (pequenos) e leve pra assar em forno pré-aquecido, 180º C, aproximadamente, de 20 a 30 minutos (ou até dourar suavemente).
Enquanto assa, prepare uma calda de açucar bem ralinha (1 copo 250 ml de água e 1/2 de açúcar).

Assim que os nhoques estiverem assados, coloque-os, ainda quentes, na calda para umedecer, retire-os e jogue no coco ralado.
Sirva depois de frio.

Obs.: Esse biscoitinho quando sai do forno, é macio na textura, mas, não derrete na boca, igual ao biscoitinhos amanteigados.
Quando passamos na calda e no coco, fica úmido por fora e mais macio por dentro, no dia seguinte, ficam melhores ainda.
Mas, não pode deixar ficar dourado, eles ficam duros, e ao mordê-lo, sem passar na calda, ele faz "CRÉC", segundo as palavras da mnha sobrinha.

....
Massa crua - cortada a vontade - digo isso, pq a ajudante, ainda está aprendendo, mas, cortem em tamanhos pequenos, pq a massa, ao ser assada, cresce um pouquinho:
.

 Massa assada e na calda de água com açúcar, não deixem dourar assim, deixem mais branquinhos:



Esses abaixo,  estão mais branquinhos. Os nhoques passados no coco ralado seco, industrializado - de saquinho - a durabilidade é maior.


 Mais nhoques prontos, essa receita rende muito... façam meia receita, se for para poucas pessoas.


Maria Fernanda - minha ajudante sapeca, muito chique, com a touquinha que ganhei da querida amiga Ana Bondesan, de São José dos Campos, no Encontro Nacional 2009.
Vejam os detalhes dos fuxicos na touquinha - um xodó.




Nhoques feitos pela ♥ Kellen ♥ em 2006  -  Saudades da Kellen e do Ângelo.


.
Eu vivo o presente, sem esquecer do passado e das pessoas queridas, e ensinando as delícias culinárias (que aprendo nas minhas andanças pelas redes sociais), às gerações futuras.

Sejam feliz!
.

Um comentário:

Unknown disse...

Onde e como conservar os Nhoques?