01 dezembro 2013

Rabanada ao Vinho do Porto

|
Olhando algumas fotos do Natal de nossa família, de 2012, me deparei com a foto das rabanadas ao vinho, feitas pelo primo Paulinho Paulo Henrique Borges Borges, que também não nega aos dotes culinários da família, puxou à sua mãe, minha saudosa e amada Tia Angelina, ela sim, eu posso dizer, que tinham verdadeiras Mãos de Fada.
Fiquei morrendo de vontade de degustá-las novamente, pq no dia do evento em si, ficamos tão ansiosos para que tudo saia a contento, que mal percebemos direito, o sabor do que estamos comendo.
Logo, não pensei duas vezes, eram 22h, de um sábado preguiçoso, 30/11/13, procurei uma receita de Rabanada ao Vinho e encontrei um blog super nota mil, receitas bem explicadas e fotos deliciosas das mesmas, chamado Desafios Gastronômicos.
Não quis esperar o dia de Natal, para experimentar essa Rabanada, como dizia minha mãe: "antes um gosto, que dinheiro no bolso", lá fui eu para a cozinha.

Vamos à receita, eu não fiz inteira, pq somente duas pessoas para degustar, Papi e eu, era muita coisa.

Rabanada ao Vinho do Porto 
(mais uma homenagem à terrinha deliciosa - Portugal)

(como medida utilizei uma xícara de 200ml)

Ingredientes:

10 fatias de pão para rabanada de 2cm de espessura ( mais comum,  é usar pão francês amanhecido, não precisa ser um pão próprio para rabanadas)

Primeira calda:

2 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar (ou mais um pouco)
Casca de 1 limão

Outros ingredientes a serem usados

2 ovos inteiros batidos

Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo

Junte numa panela, os ingredientes da primeira calda (a água, o açúcar e a casca do limão),  mexa para dissolver o açúcar.
Leve ao fogo, assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe a calda reduzir, quase na metade (ficará uma calda encorpada).
Desligue o fogo, em seguida,  molhe as fatias de pão, na calda quente, virando-as, cuidadosamente, com um garfo.
Deixe as fatias descansando, em um refratário, por mais ou menos, uns 15 minutos.
Passado esse tempo, bata os ovos com um garfo e passe as fatias de pão (que estavam descansando) nos ovos batidos.
Frite em óleo quente, cuidado para não se queimar, pq o óleo quente, não gosta de água e as rabanadas, foram passadas numa calda de água, com isso, o óleo tende a espirrar muito. 
Ah, tome cuidado também, para não queimar as rabanadas.
Coloque as rabanadas fritas, para escorrer rapidamente , num prato com papel toalha, e tire rapidinho, pq as rabanadas grudam no papel toalha.
Em uma vasilha, junte açúcar e canela a gosto, e passe as rabanadas fritas e ainda quentes, sobre essa mistura. Passe as rabanadas de todos os lados, para ficarem bem  "polvilhadas". Reserve.

 Prepare a segunda calda -

Calda de Vinho do Porto:

1/2 xícara (chá) de água (100 ml)
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 pau de canela
1 cálice de vinho do Porto

Ferva a água, o açúcar e a canela.
Adicione o vinho do Porto, deixe ferver por 5 minutinhos.
Com uma colher, "jogue" essa calda, ainda quente, sobre as rabanadas.

As rabanadas ficam bem doces, com uma aroma levemente perfumado de limão, canela e vinho do Porto.

























Bom apetite!



2 comentários:

Bia Freitag disse...

Que legal que você curtiu os Desafios e a receita de Rabanadas! Ficaram com uma aparência ótima! Me deu vontade de faze-las de novo também!! rs... Gordice pura, não é? Bjs, Bia!

Feito com Amor disse...

Bia, obrigada pela visita. Amei seu blog, sou uma dona de casa às avessas, tive que largar tudo, minha vida profissional, para assumir a cozinha, a casa e o meu pai, tudo de uma vez, quando minha mãe faleceu. Sou cuidadora do meu pai, idoso, deficiente visual e doentinho. Logo, como fico muito dentro de casa, "brinco" na cozinha, fazendo as receitas do meu gosto, que tem passo a passo e as quais, encontro em blogs deliciosos como o seu. Agradeça a sua amiga Mali por essa receita de Rabanada ao Vinho do Porto. Maravilhosa mesmo e mais uma vez, obrigada. Que tenha um mês bastante abençoado. Beijinhos.
Lou Marie.