06 janeiro 2014

Patê de Berinjelas e Azeitonas Pretas Portuguesas

|
Fiz essa receita a pedido de uma participante da Comunidade Culinária-Receitas, do orkut, como amo berinjelas, não me foi nenhum sacrifício.

Eis a receita -
.
Patê temperado de berinjela e azeitonas pretas com creme de leite 

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada (Não usei).
2 dentes de alho picados
2 berinjelas médias em cubos, com a casca
1 stick de Maggi® Meu segredo (eu não usei - pode temperar com temperinhos a seu gosto - sal, pimenta-do-reino, orégano, etc.).
1 colher (sopa) de vinagre – (eu usei o vinagre balsâmico).
50 g de azeitonas pretas sem caroço Portuguesa – (quem não tem balança, utilize 54 azeitonas, eu contei os carocinhos).
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.
Junte a berinjela e o Maggi® meu segredo®.
Tampe e cozinhe por cerca de 15 minutos, em fogo baixo, mexendo sempre, pq senão queima a berinjela.
Espere amornar e bata no liquidificador com o vinagre, a azeitona e o creme de leite.
Despeje em uma tigela, adicione a salsa e leve à geladeira.
Sirva com torradinhas ou biscoitos salgados.

Rendimento: 8 porções
.
Minhas considerações:

- O que predomina nessa receita é o gosto das azeitonas, para quem gosta de berinjelas, o sabor é pouquissímo ao nosso paladar.

Com certeza, quem não as suporta poderá diferenciar, sentir um fundinho de berinjela.

É o meu caso com as cebolas, não as suporto (odeio-as) e mesmo alguém, jurando de pés juntos, que tal receita não tem gosto de cebola, pq colocou ralada, espremida, colocou uma fatia só, blábláblá.. etc e tal (todos usam essas desculpas esfarrapadas, para que eu coma algo com cebolas), com certeza, eu sentirei, sem falar, que ela crua, me dá "brotoejas".

- Pode-se também, na hora de servir esse patê, colocar um fio de azeite e dar uma misturada.

- Outra opção, na hora de bater no liquidificador, coloque uma colher (sopa) de queijo parmesão ralado.

São variações que só tendem a enriquecer esse patê.
.
Fonte:
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Pate_de_berinjela_e_azeitona.aspx
.

1- Berinjelas cortadas em cubos.

Patê cremoso de berinjelas

2- Berinjelas cozidas.

Patê cremoso de berinjelas da Lou.

3- Azeitonas Portuguesas - quem não tem balança, utilize 54 azeitonas.

Patê cremoso de berinjelas da Lou.

4- Depois, que esfriar a berinjela, bata no liquidificador com as azeitonas sem caroços, o vinagre e o creme de leite.

Patê cremoso de berinjelas da Lou.

5- Misture a salsinha.

Patê cremoso da berinjelas da Lou.

6- Depois de misturado, leve à geladeira.

Patê cremoso de berinjelas da Lou.

 7- Ficou divinooooooooooooo.

Patê cremoso de berinjelas da Lou.

 8- Ficou divinooooooooooooo. Sirva com torradinhas, torradonas, etc.

Patê cremoso de berinjelas da Lou.


Patê cremoso de berinjelas da Lou.


Patê cremoso de Berinjelas da Lou.

Sejam muito felizes. 

Um comentário:

Nanda disse...

Eu segui essa receita há um tempo atrás tirando algumas coisas, troquei o creme de leite por maionese (era o que tinha em casa) e ficou uma delícia!
Fico contente em achar a mesma página de novo, e poder fazer mais uma vez e apreciar essa delícia *9*