07 julho 2015

Grão de Bico com Carnes e Legumes

|
Aprendi essa receita no cursinho Alimentação Saudável e Culinária para a Terceira Idade, que fiz no SESI da minha cidade.

É uma receita genérica do Puchero, digo genérica, porque o verdadeiro Puchero leva mais alguns ingredientes, conforme descrevi logo abaixo.
Para fazer essa delícia de receita, utilizei alguns produtos que ganhei no 3º Encontro de Blogueiros de SP e Interior e da qual falei aqui.

Vamos à receita -

Ingredientes

300 g de grão-de-bico
300 g de carne bovina em cubos (músculo ou acém) – utilizei músculo
200 g de peito de frango cortado em cubos
50 g de toucinho defumado cortado em cubinhos (bacon)
1 linguiça calabresa picada/cortada 
1 paio picada/cortada 
2 litros de água quente
1 cebola grande picada – (não coloquei)
2 dentes de alho picados
1/2 colher (sopa) de páprica doce
1 colher (sopa) de molho Inglês Cêpera 
2 batatas médias, cortadas em cubos
2 cenouras médias cortadas em cubos
2 tomates sem pele e sem semente picados
1 pimentão verde cortado em cubos
2 colheres (sopa) de óleo –  usei óleo de girassol Sinhá 
Chimichurri a gosto, (é um tempero) 
2 tabletes de caldo de carne - utilizei 2 envelopes de tempero pronto, utilizei da marca Sinhá  (vc pode usar os temperos da sua preferência)  
Sal a gosto
1/ 2 xícara (chá) de cheiro-verde picado (salsa/cebolinha/coentro)

Modo de preparo

Atenção - Comece no dia anterior - 
Deixe o grão-de-bico de molho em água (água até cobrir o grão-de-bico) de um dia para o outro, dentro da geladeira.
No dia seguinte, descarte a água, na qual o grão-de-bico ficou de molho. 
Coloque o grão-de-bico na panela de pressão, novamente coloque água até cobrir o grão de bico e cozinhe por 15 min, após pegar a pressão. Depois de cozido, escorra a água do cozimento. Reserve.
OBS.: Enquanto as carnes estavam cozinhando, eu tirei as casquinhas do grão-do-bico cozido, que estava reservado - cuidado para não se queimar. Alguns passaram com as casquinhas, mas, nada que atrapalhasse.

Preparo das carnes -
Na panela de pressão, aqueça o óleo de girassol Sinhá, refogue a cebola e o alho, junte a carne bovina – músculo, o peito de frango, o toucinho defumado e frite tudo até dourar.
Acrescente 1 tomate sem pele e sem semente, 1/2 pimentão picado, a páprica doce,  o chimichurri, o tempero pronto Sinhá, o molho Inglês Cêpera, sal a gosto, 1 colher (sopa) do cheiro verde picado e 2 litros de água, mexa bem.
Tampe a panela e deixe cozinhar  em  pressão por 30 min.
Retire a pressão da panela, acrescente o paio, a linguiça calabresa cortada em rodelas e as cenouras, tampe a panela e cozinhe por mais 5  minutos, .
Em seguida, tire a pressão novamente, acrescente as batatas, o grão de bico cozido, a outra metade do pimentão, mais um tomate picado.
Acerte o sal e cozinhe por 20 min em fogo médio, sem pressão, ou até as batatas ficarem cozidas Se precisar de mais caldo, coloque mais água e temperinhos  a gosto.
Desligue e polvilhe o cheiro-verde a gosto.
Sirva com arroz, ou sozinho, com torradas, pãezinhos, etc.
.




 Obs.:
- O puchero é uma comida à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, às vezes, banana, que são cozidos juntos, com temperos, na mesma panela. É uma comida característica de vários países. Na Espanha, é chamado puchero ou cocido, sendo o mais conhecido o cocido madrileño. O puchero é a versão espanhola para o cozido português.

*Informo a todos, que essa publicação não é uma publicidade, simplesmente, estou dando a minha singela opinião como consumidora dos produtos citados acima .

Sejam felizes!

Um comentário:

piteis da dinha disse...

Oi Lou!
Eu adorei a receita. Por aqui (RJ) só refrescou, mas como carioca morre de frio só em falar que vai esfriar (kk), esse prato já está ótimo e perfeito p/esses dias mais fresquinhos.
Bjssssssss