27 novembro 2013

Molho Bolonhesa Tradicional

|

Essa receita copiei da revista “Na Cozinha com Edu Guedes”, que ganhei da minha amiga Camila, na brincadeira de amigo secreto, do ano de 2010, realizada na Comunidade Culinária-Receitas, do Orkut.
Eu o fiz várias vezes, eu já o servi com:
-  Nhoque de batatas, receita da mãezinha da amiga Célia Kaori, postada na Comunidade Culinária-Receitas do orkut.
- Nhoque - Massa Profissional - de modo normal e nhoque recheado, receita da amiga Cynthia Goetz, publicada aqui: Receitas da Cyn,
e já o servi com:
- Talharim - massa industrializada.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 e ½ xícara (chá) de bacon , cortado em cubos pequenos
500 g de carne moída (usei carne de patinho)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura ralada
1 xícara (chá) de extrato de tomate (comprado pronto)
1 xícara (chá) de água
6 tomates maduros picados (Eu não tinha tomates maduros, usei o que eu tinha em casa, só coloquei 3 – eram os únicos que eu tinha – tirei as sementes e tentei tirar a pele deles, mas, não consegui tirar por inteiro, foi do jeito que estavam – eu estava muito ocupada e sem paciencia,  )
1 colher (chá) de açúcar
Sal, pimenta-do-reino, orégano a gosto
Manjerona e manjericão fresco picado a gosto, (não coloquei)

1 pacote de macarrão tipo talharim (500g) ou outra massa de sua preferência.

Queijo parmesão ralado, para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue o bacon por 3 minutos.
Acrescente a carne e frite por 5 minutos ou até que fique levemente dourada.
Adicione a cebola, a cenoura e refogue até que fique dourado.
Acrescente o extrato de tomate e cozinhe por mais 2 minutos.
Junte a água, os tomates, o açúcar, sal, pimenta, orégano, manjerona e manjericão a gosto.
Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada por 15 minutos, mexendo de vez em quando ou até que obtenha um molho espesso.

Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem até que fique "al dente".
Escorra e transfira para um refratário médio.

Cubra com o molho e sirva em seguida polvilhado com queijo parmesão ralado.
.
Algumas fotos que consegui tirar do molho, na primeira vez que eu o fiz:










Nhoque - receita profissional - Receitas da Cyn




Levei ao forno para gratinar -




Nhoque de  Batata - receita da mãezinha da Célia Kaori - publicada na Comunidade Culinária-Receitas,  do Orkut.






Fiz esse molho novamente, em 18/10/13, para participar de uma gincana no Grupo Energia & Amigos do facebook e o servi com talharim.






Sejam todos felizes!

Nenhum comentário: