27 novembro 2013

Caldinho de Feijão

|
Amigos,
.
Usualmente, nós, os Paulista, utilizamos feijão carioquinha, em nosso dia-a-dia, e o feijão preto, é utilizado somente para feijoada.
Eu costumo cozinhar bastante feijão e congelar, e ao fazer feijão preto, eu o faço mais encorpado, não é  uma feijoada, mas, cozinho junto ao feijão, alguns ingredientes, como paio, costelinha de porco, um pedaço de carne bovina (acém).
Como o meu pai e eu, gostamos muito de caldinhos, sopas no jantar, aproveito para fazer essa delícia para nós, assim, eu me recordo do meu tempo de estudante, pois, sempre que podia, eu tomava caldinho na saída da faculdade.

Bem vamos lá, o meu Caldinho é assim:

Ingredientes

- 3 conchas de feijão cozido, mais ou menos (cada um faz com a qtde que desejar) - reserve
- Caldo que cozinhou o feijão, mais ou menos, umas 3 conchas - reserve
- 1/2 pimentão verde picado
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1/2 tomate, picado
- 3 colheres (sopa) de cheiro verde picados – usei 1 colher de cada: salsinha, cebolinha e coentro.
- Sal a gosto
- 100g de bacon picado
- 1/2 paio picado
- 1 dente de alho picadinho
- 1 colher (sopa) de azeite
- Temperos/Condimentos de sua preferência, qtde. a gosto - (Eu utilizo uma miscelanea de temperos moídos/triturados juntos, chamado tempero baiano, o qual compro na feira livre, o senhor, dono da banca, mói tudo na hora, - é uma mistura de cominho, coentro em grãos, cúrcuma, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, orégano e não me lembro se tem mais algum outro condimento, só sei que eu amo o cheiro dessa mistura).

Modo de preparo

Bata no liquidificador, os pimentões, o tomate, cheiro verde e 300 ml de água. (Para quem gosta, pode bater 1/ 2 cebola junto – eu não gosto, logo não a coloco).
Coloque esse molho, numa panela e leve ao fogo baixo, para apurar um pouco, no máximo, uns 5 minutinhos, após levantar fervura.
Após, a fervura, bata no liquidificador, o feijão cozido (reservado) com o molho, até que todos os grãos estejam triturados.
Em uma panela, coloque o azeite e frite o alho picadinho, o bacon e o paio, mexa-os, adicione o feijão batido com o molho, abaixe o fogo, mexa bem para que não grude no fundo da panela.
Acrescente o caldo reservado (aquele que cozinhou o feijão, se não tiver, coloque água quente), coloque o sal e os temperos/condimentos, a gosto.
Deixe apurar bem, mais ou menos uns 15minutos, após levantar fervura.
Sirva quente, com croutons, paio/bacon fritos por cima, em pratos ou em xícaras pequenas próprias para caldinhos.

Rendimento: 1 litro a 1 litro e 200ml de caldinho, dependendo da quantidade de liquido que foi usado, fica a gosto de cada um, fazer um caldo mais encorpado ou mais fino.





Nesse caldo, abaixo, coloquei carne de músculo desfiada, não dá para se ver, por causa da cor do caldo, que na realidade é mais um creme de feijão.
Servi com torradinhas de alho. 







Bom apetite. 

Um comentário:

Unknown disse...

olá um caldo muito bom tbm é o caldo verde...aqui em casa faz o maior sucesso!!