27 agosto 2014

Caldinho de Feijão Preto

|
Receita que eu fiz, pela primeira vez em 7/5/2010 e postei na Comunidade Culinária Receitas do Orkut, seguem minhas palavras no dia em que postei lá:-

"Usualmente, nós, os Paulista, utilizamos feijão carioquinha, em nosso dia-a-dia, e o feijão preto, é utilizado somente para feijoada.
Ontem resolvi fazer um feijão preto mais encorpado, não foi uma feijoada, usei alguns ingredientes, como paio, costelinha de porco e um pedaço de carne bovina (acém).
Ao mexer com as minhas panelas, decidi fazer um caldinho, sempre tomava caldinhos, na saída da faculdade, e/ou na volta para casa, quando ia à danceteria (faz tempoooooooo... que não faço isso...aiaiaiai... vontade de dançar, um bocadinho, )."


Bem vamos lá, o meu Caldinho, o qual pode ser servido como entrada, em canequinhas, ou pode ser servido como prato único (prato principal) bem acompanhado, conforme discriminei mais abaixo:

Ingredientes

- 3 conchas de feijão cozido, mais ou menos (cada um faz com a qtde. que desejar) - reserve
- Caldo que cozinhou o feijão, mais ou menos, umas 3 conchas - reserve
- 1/2 pimentão verde picado
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1/2 tomate, picado
- 3 colheres (sopa) de cheiro verde picados – usei 1 colher de cada: salsinha, cebolinha e coentro.
- Sal a gosto
- 100g de bacon picado 
- 1/2 paio picado 
- 1 dente de alho picadinho
- 1 colher (sopa) de azeite
- Temperos/Condimentos de sua preferência, qtde. a gosto - (Eu utilizo uma miscelânea de temperos moídos/triturados juntos, chamado tempero baiano, o qual compro na feira livre, o senhor, dono da banca, mói tudo na hora, -- é uma mistura de cominho, coentro em grãos, cúrcuma, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, orégano e não me lembro se tem mais algum outro condimento, só sei que eu amo o cheiro dessa mistura). 

Modo de preparo

Bata no liquidificador, os pimentões, o tomate, cheiro verde e 300 ml de água. (Para quem gosta, pode bater 1/ 2 cebola junto – eu não gosto, logo não a coloco).
Coloque esse molho, numa panela e leve ao fogo baixo, para apurar um pouco, no máximo, uns 5 minutinhos, após levantar fervura.
Após, a fervura, bata no liquidificador, o feijão cozido (reservado) com o molho, até que todos os grãos estejam triturados.
Em uma panela, coloque o azeite e frite o alho picadinho, o bacon e o paio, mexa-os, adicione o feijão batido com o molho, abaixe o fogo, mexa bem para que não grude no fundo da panela. 
Acrescente o caldo reservado (aquele que cozinhou o feijão, se não tiver, coloque água quente), coloque o sal e os temperos/condimentos, a gosto.
Deixe apurar bem, mais ou menos uns 15minutos, após levantar fervura.
Sirva quente, com croutons, pão francês em fatias, torradinhas, queijo parmesão ralado, cheiro verde picadinho, paio/bacon fritos por cima, em pratos ou em xícaras pequenas próprias para caldinhos.

Rendimento: 1 litro a 1 litro e 200ml de caldinho, dependendo da quantidade de liquido que foi usado, fica a gosto de cada um, fazer um caldo mais encorpado ou mais fino.

Dica:
- Para uma porção picante, pingue algumas gotas de molho de pimenta ao servir ou acrescente meia pimenta dedo-de-moça, sem sementes, durante o preparo.

Bom apetite. Ficou uma delícia
.



Fiz a mesma receita em 5/7/2011 -

Não dá para se ver, por causa da cor do caldo, que na realidade é mais um creme de feijão, mas, no meio sempre coloco, carne de músculo desfiada, ou linguiça, ou bacon frito. 
Servi com torradinhas de alho.






Carinho do amigo Mauro Rebelo, em 21/5/2010 - Publicado no Blog do Grupo Culinárias-Receitas:

Seja feliz!
.

Nenhum comentário: