16 dezembro 2008

Velas de Natal Comestível

|


No dia 25/12, simbolicamente, comemoramos o nascimento de Jesus, não sabemos sua data de nascimento verdadeira, mas, mesmo assim comemoramos com nossos entes queridos, a chegada do Filho de Deus. Neste dia renovamos nossas esperanças, de que o mundo se torne um lugar melhor para se viver, repleto de paz, de saúde, do verdadeiro amor, esse amor que Jesus pregou e nos ensinou.

Não sei porque comecei a escrever isso, mas, lembrei-me da minha mãezinha, o meu xodó maior, a qual infelizmente já não se encontra mais fisicamente, entre nós. Como toda boa mãe e Mineirinha ainda por cima, amava quando os filhos e netos estavam todos reunidos à sua volta, ela foi e será sempre nosso esteio, nosso exemplo de amor. Qualquer reunião em minha casa, por mais simples que fosse, e durante muito e muito tempo foi assim, minha mãe, nunca se desanimava, tornava tudo uma festa.
Talvez por isso, é que eu amo o Natal, não pelo comércio, não pelos presentes, mas, sim, pelo encontro da família, pelo aconchego, pelos abraços, pela alegria, pela fé.

Hoje, ao postar essa receita, lembrei-me do quanto ela gostava de pegar uma receita e colocá-la em prática, por mais difíceis que fossem, de encontrar os ingredientes em nossa humilde casa, mas, repleta de muito amor e carinho.

Ingredientes

2 chocotones industrializado ou caseiro de 500g
.
Recheio de trufa
300g de Cobertura de Chocolate ao Leite
350g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo
300g de Creme de Leite sem soro (pode ser de caixinha)
50ml de Conhaque (opcional)

Decoração
400g de Cobertura de Chocolate ao Leite fracionado
400g de Cobertura de Chocolate Branco fracionado
Modo de Preparo

Recheio de Trufa

Pique e derreta as Coberturas de Chocolate – ao Leite e Meio Amargo no micro-ondas ou em banho-maria, conforme instruções nas embalagens, mexendo a cada um minuto até o completo derretimento.
Retire do micro-ondas, adicione o creme de Leite sem soro e mexa bem até homogeneizar completamente a mistura.
Adicione o conhaque, mexa bem e utilize em seguida.

Velas de Chocotone
.
Com muito cuidado, comece a cortar pelo lado de fora do chocotone, numa espiral, abrindo o chocotone no formato de uma manta. Divida-o em três partes e espalhe sobre elas a trufa ainda quente. Faça rocamboles e esfrie na geladeira por uma hora. Eu fiz a o recheio de trufa tradicional.

Corte um papel acetato na mesma medida de cada rocambole, ou se não tiver, faça como eu, utilize papel manteiga, espalhe o chocolate fracionado ao leite e branco e, ainda morno, envolva cuidadosamente cada rocambole de chocotone devidamente recheado. Leve-os à geladeira por algum tempo, para secá-los.

Depois de secos, tire as velas da geladeira e retire, cuidadosamente o acetado ou o papel manteiga.

Com o auxílio de um saquinho de confeitar, crie o efeito de parafina derretida.
.
Decoração
Faça um disco com 50g de Cobertura de Chocolate ao Leite Fracionado e cole as “velas” sobre ele.

Em moldes no formato de flores e folhas, faça figuras de chocolate fracionado ao leite e branco. Com as velas já coladas no disco de chocolate, decore-as ao seu redor com as figuras, colando com gotinhas de chocolate derretido ou decore de acordo com a sua preferência.
Conclua com um damasco turco cortado ao meio.

Estão prontos.

Dicas:

Na falta de damasco turco, tinja o chocolate na cor laranja e recorte em formato de chama, ou
abra uma bala de goma na cor laranja e recorte em formato de chama.
A chama da vela, também pode ser feita, com uma castanha do pará inteira. Se quiserem algo ainda mais exótico, essa castanha pode ser acessa. Ela queima mesmo, como uma chama....
.
Rendimento: 1.550 completo (3 velas + disco) por chocotone.






Nenhum comentário: