10 outubro 2013

Frango com Batatas - ComidInha de Mãe

|
Amigos, é uma receita super simples, do meu dia-a-dia.
 Normalmente, eu faço com peito de frango, mas, pode-se fazer com coxas e sobrecoxas, frango inteiro, asinhas com as coxinhas, etc. .

Ingredientes

 - 1 peito de frango
- 2 a 3 batatas médias (se quiser, pode colocar cenouras picadinhas, mandioquinha ou outro legume de sua preferencia).

Retirar toda a gordura e a pele do peito de frango. Levá-lo para dar uma aferventada, inteiro, numa panela de água quente, que cubra-o todo, por mais ou menos uns dez minutos (eu faço isso, por causa do meu pai, que está com restrição de gorduras, potássio...).
Se quiser, pode colocar junto, um bouquet garni, ou salsinha, cebolinha, coentro, assim poderá congelar esse caldo e aproveitar depois, eu não posso utilizar caldos prontos.
Enquanto dá-se uma fervida no peito, corte em cubos médios, as batatas.
Depois do peito aferventado, cortá-lo em cubos, cuidado que está quente.

 Numa panela, coloque:
1 colher (sopa) de óleo (canola ou milho ou outro de sua preferência),
2  dentes de alhos picadinhos, deixe dourar.
 Adicione os cubos de frango, mexa bem, para selar a carne, embora ela já tenha sido aferventada. Despeje por cima, um cálice (que se toma licor) de 30ml de vinho branco (ou vinagre de vinho, ou outro de sua preferência), mexa bem, até sentir que o álcool evaporou – isso é opcional.
 Aí coloque os temperos de sua preferência, sobre a carne:
 - 1 colher (café) de colorau
- 1 colher (café) de chimichurri
- 2 pitadas de açafrão da terra, é um pó amarelo que eu compro no mercado municipal ou em saquinhos, no supermercado - não é o verdadeiro (esse é muito caro, pois, é importado, e não tive o prazer e nem dindin de adquiri-lo, ainda, aliás, aqui na minha cidade não tem, ).
 - 2 pitadas de tempero baiano que compro na feira livre ou no mercado municipal (uma miscelânea de temperos moídos: é uma mistura de cominho, coentro em grãos, cúrcuma, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, orégano e não me lembro se tem mais algum outro condimento, só sei que eu amo o cheiro dessa mistura).
- 1 tomate picado sem casca e sem sementes, ou se quiser, coloque mais.

 Mexo tudo muito bem, acrescento as batatas picadas, mexo novamente, deixo refogar, uns cinco minutinhos, coloco água quente, que cubra um dedo, acima dos alimentos.
Em seguida, coloco o sal ao meu gosto, mexo novamente, tampo a panela, deixo cozinhar em fogo baixo.
Não é panela de pressão, durante mais ou menos de 15 a 20 minutos, ou até que fique cozinhe ao meu gosto.
 No decorrer do cozimento, mexo de vez em quando. Assim que a água seca, forma-se um caldinho grosso, que não aparece na foto.
 Se quiser, nesse momento final do cozimento, adiciona-se cheiro verde picadinho, azeitonas pretas, coloquei cinco azeitonas. .
 Para quem gosta: - Pode-se colocar cebolas fatiadas, na hora em que, puser o alho picadinho, eu não suporto cebolas. .

.




Amigos queridos, não reparem, é uma receita simples, para o dia-a-dia, Comidinha de Mãe, mesmo.

.

Nenhum comentário: