22 agosto 2013

Mousse de Gorgonzola - Encontro Comunidade Culinária do Orkut 2009

|
Eu participo da Comunidade Culinária-Receitas do orkut, do meu amigo Mauro Rebelo, desde 2006, onde aprendi muitas receitas culinárias, mas, o principal dessa minha participação, não foram somente as receitas culinárias, foram as amizades que conquistei nesses sete anos de convivência. Sempre que é possível, o Mauro organiza encontros "reais" e gastronômicos com os membros dessa Comunidade, com o intuito dos participantes se conhecerem pessoalmente e matarmos as saudades daqueles, que já tivemos o prazer de conhecer anteriormente. Em 2009, foi realizado o nosso terceiro encontro nacional, na cidade de São Paulo, onde mais uma vez, foi um sucesso, com mais de cem pessoas participando, dentre eles, membros da comunidade, seus familiares e diversos outros amigos de todas as regiões do Brasil. Nesses encontros, também, é feita uma campanha entre os participantes do encontro, onde cada um, além de levar um prato de guloseimas, levam doações para ajudar a alguma instituição de caridade, pré-escolhida entre os membros da comunidade. É muito gostoso e enriquece nosso espírito, essa confraternização, voltamos para casa re-energizados. Voltando a falar das guloseimas, segue abaixo, uma receita deliciosa de Mousse de Gorgonzola com Molho Pesto, a qual pode ser servida de entrada com torradinhas, bolachinhas, etc. A amiga que fez essa receita, levou-a ao encontro e postou na comunidade Culinária-Receitas do orkut foi a amiga Ana Bondesan, ela fez e serviu com Molho Pesto. Eu não fiz com o Molho Pesto, mas, já adianto que de qualquer maneira, é deliciosa. Hoje, 22/8/13, eu e minha família comemoraremos o aniversário de minha irmã caçula Adriana, e já estou com minha Mousse pronta na geladeira. Bem, vamos à receita:

Ingredientes da Mousse
200g de queijo gorgonzola
1 lata de creme de leite sem o soro (Usei 1 e 1/2 caixinha de creme de leite Mococa)
4 colheres (sopa) de requeijão tradicional
1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor, hidratada em 4 colheres de sopa de água, aguardei uns 3 minutinhos e levei ao micro-ondas por 15 segundos.
1/2 colher (café) de sal ( cuidado o queijo gorgonzola já é salgado)

Modo de fazer a Mousse: Bata tudo no liquidificador e despeje em forma redonda plástica de 1/2 litro, untada com azeite. Leve à geladeira, de preferência por uma noite, para solidificar. Desenforme, decore a gosto, ou com o Molho Pesto.

Ingredientes do Molho Pesto:
1/2 maço de manjericão fresco (só as folhas)
1 xícara (chá)de azeite
2 dentes de alho picados
Sal a gosto

Modo de fazer o Molho: Bata tudo no liquidificador e despeje sobre a mousse desenformada. Rende bem, sirva com torradinhas, é sucesso na certa! Ideal também para aperitivo em almoços, jantares, festas, etc... Rende o suficiente para umas quatro caixinhas de torradas ou mais. Se não encontrar o manjericão fresco utilize o seco, fica bom também!

Mousse, sem o Molho Pesto, que eu fiz no ano de 2012, para o noivado do meu irmão Anderson.
.
.
Como postei acima, fiz a receita no aniversário da minha irmã Adriana, só que desta vez, ao invés de colocar numa forma só, eu os porcionei, coloquei em copinhos de plásticos com tampa, devidamente untados com azeite. Deixei na geladeira até a hora de servi-los. Uma receita rendeu 6 (seis) copinhos, ficou melhor, para servir, é só desenformá-los, espalhar pela mesa para que os participantes se sirvam a vontade, com a opção de ter o Molho Pesto sobre a mousse ou deixá-lo ao lado das Mousses.

Ingredientes que utilizei:


Mousse nos copinhos, indo para a geladeira.

.
Na hora de desenformar a Mousse, utilize uma agulha de costura, fininha, esterilizada. Coloque o copinho, sem a tampa, com a boca para baixo, no prato onde será servida a mousse, fure o fundo do copinho, por diversas vezes, sem apertar muito, para não estragar a Mousse, consequentemente, devido ao ar, que entrará pelos furinhos, a Mousse descerá para o prato, mas, não esqueça de untar com azeite, para a Mousse não grudar.
.
.
Sirva com o Molho Pesto sobre a Mousse, ou deixe o mesmo, também porcionado, ao lado das Mousses, porque tem pessoas que não gosta de Molho Pesto.
.
.

Quem fizer, por gentileza, deixe recadinhos, ficarei feliz com a sua visita.
.
Bom apetite!
. .

7 comentários:

Clarice disse...

Essa mousse parece ser maravilhosa!com certeza vou experimentar. Obrigada por compartilhar.

sandra correia disse...

Adorei!!! Venho sempre para uma visitinha. Bjusss

Ana Maria disse...

Ai que luxo Lou! Essa mousse como diz a minha irmã, é mais fácil fazer do que passar a receita porque todo mundo que come vai te pedir a receita com certeza! rsrsrrs Em todas as nossas reuniões de família eu levo, não pode faltar a mousse! BJ!

val disse...

Vou tentar a receita !!

val disse...

Vou tentar a receita !!

Gloria M. Alexandre disse...

Olá Lou tudo bem??
Eu fiz essa mousse na época que ela foi postada na comunidade do orkut, adorei... e sempre faço. Abraços fraternos

Teresa Newman disse...

Babei Lou, vou levando a receita